Agricultores recorrem a aluguel de colmeias para melhorar produção

13/10/2019

Comum em outros mercados, o aluguel de abelhas para ajudar a melhorar a produção das lavouras ainda é pouco praticado no Brasil. Mas já começam a surgir no país startups dedicadas a conectar agricultores e apicultores para promover a chamada polinização assistida.

Nos Estados Unidos, cerca de 70% dos criadores de abelhas já são especializados no serviço. Aqui, nem 10% das 2,5 milhões de colmeias são alugadas, segundo estimativa do pesquisador Cristiano Menezes, da Embrapa Meio Ambiente.

Algumas culturas são extremamente dependentes de polinizadores para produzir, como maçã, melão, abóbora e amêndoas. Em outras, o trabalho das abelhas não é essencial, mas pode trazer ganhos de produtividade, melhorar a qualidade dos frutos ou aumentar a quantidade de sementes. É o caso do café, da laranja, do tomate e da soja, entre outros.

“Maçã é a cultura que hoje aluga mais colmeias no Brasil, e são cerca de 50 mil por ano. Nos EUA, são 2 milhões só para amêndoas”, diz Menezes. “Aqui o serviço ainda geralmente é informal, desorganizado, sem muita técnica, às vezes as caixas não são colocadas no lugar certo.”

G1