Aeroporto de Salvador é o primeiro do Brasil a implantar usina solar

06/02/2020

Uma usina solar está sendo instalada na cabeceira da pista do aeroporto de Salvador. A iniciativa é pioneira e o Salvador Bahia Airport, parte do Grupo VINCI Airports, se torna o primeiro do país a contar com uma usina solar abastecendo seu terminal.

Quando estiver em pleno funcionamento, a usina vai suprir mais de 30% do consumo atual do terminal de passageiros – o semelhante ao consumo de 3,8 mil casas populares. A usina vai diminuir em 30% a pegada de carbono do Aeroporto, o equivalente a 690 toneladas por ano.

“Temos um sólido compromisso com o desenvolvimento sustentável, que orienta todas as nossas ações. Investir em novas tecnologias, aprimorar nossos processos e engajar nossos colaboradores em prol da sustentabilidade são pilares do nosso compromisso”, destaca o Gerente de Meio Ambiente do Salvador Bahia Airport, Rodrigo Tavares.

A construção da usina solar atende a um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Milênio, agenda global da Organização das Nações Unidas para um mundo melhor do ano de 2030. A meta se refere à ampliação do acesso a energias limpas e sustentáveis.

O coordenador de Instalações do Aeroporto, Frederico Mascarenhas, explica que os painéis solares instalados são capazes de suportar fortes ventos e contam com uma tecnologia que reduz a reflexão, o que evita qualquer tipo de interferência com as aeronaves. “As obras estão a todo vapor e a usina entrará em operação na segunda quinzena de fevereiro”, afirma.

A utilização de energia solar no aeroporto de Salvador representa uma oportunidade de economia no consumo de energia elétrica do terminal e está alinhada com a estratégia ambiental global da rede VINCI Airports. Outros aeroportos do grupo como o Nuevo Pudahuel, em Santiago no Chile, já realizam a captação de energia solar e aplicam no dia a dia das suas operações.

Ciclo Vivo