Adolescente irlandês inventa “imã” que atrai microplásticos

17/03/2022

Com o objetivo de combater a poluição dos oceanos, o irlandês Fionn Ferreira, de apenas 18 anos, criou um tipo de “imã” que captura microplásticos encontrados no mar. Por seu grande impacto ambiental, a invenção rendeu ao jovem o prêmio da Feira Internacional de Ciências do Google e uma bolsa de US$ 50 mil para estudar química na Holanda.

Ao observar a enorme quantidade de plásticos, tanto na água quanto no solo, Fionn teve a ideia de criar o imã e retirar a maior quantidade de plástico que pudesse.

Após algumas pesquisas, Fionn descobriu o ferrofluido, uma espécie de água magnética, que combina óleo vegetal e pó de óxido de ferro magnetizado, capaz de atrair as partículas de plástico. Após mais de 5 mil testes, comprovou-se que o método criado por Fionn consegue retirar de 87% a 93% dos microplásticos da água.

O próximo objetivo do jovem é aplicar seu método em um dispositivo que será acoplado a dutos de água domésticos e canos de estações de tratamento de esgoto, “filtrando” esses microplásticos antes que eles atinjam os rios e oceanos.