7 dicas de como reutilizar cascas de alimentos

16/11/2018

Cascas de alimentos como frutas, verduras e legumes podem servir para muita coisa antes de irem para o lixo. Você pode usar as cascas para preparar refeições, bebidas, produtos de limpeza e até itens para tratamento estético.

Veja nesse artigo sete dicas de como reutilizar cascas de alimentos para seu proveito.

Limpeza

  1. Removedor de gorduras

Em vez de utilizar produtos químicos nocivos que prometem remover até as piores manchas de sujeira, experimente a combinação limão + bicarbonato de sódio ou sal. Polvilhe a área suja com bicarbonato de sódio ou sal e, em seguida, aplique o suco de limão feito a partir da casca. Na sequência, é só esfregar o local. Importante, não limpe áreas sensíveis, como as feitas de mármore, com o limão.

  1. Limpar a chaleira

Para essa limpeza, são necessárias apenas cascas de limão e água quente. Coloque as cascas da fruta dentro da chaleira, adicione água e deixe ferver. Desligue o fogo e deixe de molho durante uma hora, escorra e lave bem.

Comida

  1. Extratos cítricos

Retire o miolo das frutas cítricas (laranja, limão) e deixe as cascas secarem durante três noites. Coloque no liquidificador ou triturador e bata a mistura até que o conteúdo se transforme em pó. Guarde dentro de um recipiente fresco e limpo. Utilize o extrato em pratos de comidas e sobremesas.

  1. Açúcar cítrico

Faça extratos cítricos em pó e adicione ao açúcar convencional. Deixe a casca da fruta secar, triture-a em um liquidificador até virar pó e adicione no açúcar. Ou pegue as cascas frescas e coloque dentro do recipiente do açúcar e deixe que o óleo da casca se misture ao açúcar.

  1. Batata frita

Prepare batata frita usando a própria casca da batata. Misture as cascas da batata com suco de limão e azeite até cobrir uniformemente a forma. Espalhe a batata na assadeira e deixe cozinhar na temperatura mais alta do forno. Mexa para mudar a posição das batatas para que elas sejam queimadas de maneira uniforme.

Estética

  1. Esfoliação

Esfolie sua pele usando apenas banana e açúcar. Polvilhe o açúcar na parte interna da casca da fruta e use-a como esfoliante suave. Esfregue delicadamente no corpo todo, em seguida, enxague no chuveiro.

  1. Hidratação

Utilize cascas de abacate para hidratar e melhorar a textura da pele. Esfregue no rosto a parte interna da casca do abacate, que é uma fruta rica em nutrientes que hidratam.