6 dicas para economizar energia elétrica na sua residência

16/11/2018

Todo brasileiro que reside nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país já sabe, novembro é o mês que começa o horário de verão. A medida vai além de adiantar em uma hora os relógios nessas regiões, o intuito do governo federal é gerar uma redução no consumo de energia elétrica.

Você pode estar se perguntando como fazer para economizar energia elétrica na sua residência além de não manter as luzes acessas desnecessariamente. Para ajuda-lo listamos 6 dicas úteis, confira:

Modere com o ar-condicionado

Se você faz uso contínuo de ar-condicionado saiba que este aparelho é o maior responsável pelo valor que você vem pagando na conta de luz. Dependendo da localidade, o uso de 8 horas de ar-condicionado por dia pode custar cerca de R$ 85 ao mês.

Para economizar modere no uso do ar-condicionado, não o deixando ligado quando não há ninguém no cômodo. Quando possível o substitua por um ventilador. Uma dica importante diz respeito a instalação do aparelho, instale-o em locais altos e, preferencialmente, que não recebam diretamente a luz do sol. Manter janelas e portas fechadas ajuda a manter um ambiente mais fresco.

Opte por lâmpadas de LED

O preço das lâmpadas de LED pode até assustar no primeiro momento. Porém, saiba que vale muito a pena comprar esse tipo de lâmpada para substituir os modelos incandescentes e fluorescentes que normalmente temos em nossa residência. Além de durarem muito mais, as lâmpadas de LED consomem cerca de 10 vezes menos energia do que uma incandescente.

Desligue os aparelhos em modo stand-by

Sabe aquela luzinha vermelha que fica acessa quando a televisão está desligada? Na verdade, o aparelho não está desligado e sim em modo de espera ou stand by, em inglês, e eletrônicos que permanecem ligados nesse modo consomem mais energia do que você imagina.

Televisores, aparelhos de DVD, receptores de tv a cabo, micro-ondas, carregadores de celular e notebook ligados na tomada podem ser responsáveis por até 12% do valor cobrado na sua fatura de energia elétrica. Dessa forma, para evitar esse gasto a mais retire da tomada os eletrônicos quando não estiver utilizando-os.

Carregue o celular quando estiver acordado

Nos dias de hoje o uso do celular está cada vez mais presente em nosso cotidiano. Afinal com este aparelho podemos nos comunicar instantaneamente com nossos amigos, familiares e contatos profissionais, fazer compras, transações financeiras, ver vídeos, mandar mensagens, tirar fotografias, dentre outros.

O uso constante do aparelho requer que a bateria seja recarregada com maior frequência. E aqui está o gasto desnecessário. Algumas pessoas têm o hábito de ir dormir e colocar o celular para carregar, o problema é que dormimos em média 8 horas por noite e o aparelho normalmente necessita apenas de 2 horas para atingir a carga máxima. São 6 horas com o aparelho conectado na tomada à toa e aumentando o valor da sua conta no fim do mês.

Economize no uso do chuveiro elétrico

Um dos grandes vilões da nossa conta de luz é o chuveiro elétrico. O uso excessivo é responsável por mais de um terço do valor cobrado. Evitar banhos prolongados, desligar a torneira quando estiver se ensaboando, deixar o chuveiro no modo verão sempre que possível e, periodicamente, limpar os furinhos para aumentar a vazão de água são dicas que ajudarão você a economizar no banho.

Mantenha a porta da geladeira bem vedada

Ter uma geladeira que possua as borrachas de vedação em bom estado de conservação não é bom somente para manter os alimentos frescos, mas também ajuda na redução do valor da conta de energia.

Quando a porta da geladeira não está bem fechada, o ar frio interno sairá, fazendo com que o eletrodoméstico tenha que trabalhar mais para manter conservados os alimentos e, consequentemente, gastando mais energia.

Abrir e fechar a porta da geladeira constantemente e colocar vasilhas ou alimentos dentro do eletrodoméstico com temperaturas mais elevadas também contribuirão para o aumento do consumo.

Seguindo essas simples dicas você conseguirá economizar energia elétrica na sua residência. Faça um teste e depois compare com as faturas anteriores, e veja quanto economizou.