5 maneiras de persuadir as pessoas a se libertarem do plástico

16/11/2018

Sacos plásticos estão presentes em nossas vidas há muito tempo. O problema é que por mais que eles sejam úteis na hora de carregar aquela compra feita no supermercado, os materiais plásticos demoram décadas para se decomporem, o que causa um grande transtorno na natureza, principalmente, nos oceanos.

Algumas pessoas se sentiram motivadas a mudar essa situação e começaram a se policiar. Passaram a usar sacolas reutilizáveis, por exemplo. Porém, o uso de plástico ainda é muito forte em nossa sociedade e você pode se sentir desencorajado.

Afinal, quantos produtos de higiene pessoal vêm em tubos ou recipientes de plástico? Está com sede na rua e vai comprar água e ela em um copo ou garrafa de plástico. Por isso você pode estar se perguntando como convencer as pessoas ao seu redor a mudar seus caminhos?

Faça, não pregue

Segundo o escritor Paulo Coelho, “o mundo muda pelo seu exemplo não pela sua opinião”. Se você pregar, falar sobre as muitas estatísticas deprimentes sobre resíduos de plástico ou repreender sua família, seus amigos e seus colegas de trabalho pelo consumo de plástico, ninguém os escutará. A maioria das pessoas não gosta de palpites naquilo que elas devem fazer. Mesmo se você estiver certo. Mesmo que eles saibam que você está certo.

Portanto, oriente pelo exemplo. Faço aquilo que você acredita ser correto e quando as pessoas começarem a faz perguntas sobre isso é porque estão, pelo menos, curiosas, e nesse caso existe a possiblidade de elas estarem interessadas em fazerem algumas mudanças.

Faça algo

Se você quiser ver uma mudança, você geralmente tem que tomar a iniciativa de fazer essa mudança. Faça pequenas ações que possam influenciar positivamente seus conhecidos.

Ofereça a um amigo amante de produtos de consumo um desodorante que não venha em uma embalagem plástica, por exemplo. Ou presenteie um familiar com uma sacola reutilizável, para que ele ou ela possa utilizá-la quando for à padaria ou ao supermercado.

Mostre, não conte

Uma máxima comum em livros didáticos de redação criativa, essa regra também pode ser aplicada aos seus esforços para educar seu público sobre a poluição do plástico. Se você acha que seu filho adolescente está aberto a isso, mostre-lhe um documentário sobre a como os oceanos são afetados por essa sujeira.

Se as pessoas ao seu redor resistirem a aprender sobre o problema, não force, caso contrário, seus esforços podem sair pela culatra e eles podem continuar comprando produtos em embalagens plásticas apenas para irritá-lo.

Oriente

Uma vez interessados ​​em reduzir o consumo de plástico, as pessoas geralmente não sabem por onde começar. Parece impossível ignorar o material porque ele está em toda parte e nós o usamos para tudo. Então, dê a eles alguns passos e alguns ganhos fáceis. Aqui estão as minhas três principais formas de romper com o plástico, junto com suas alternativas:

  • Coma comida de verdade, não comida processada embrulhada em plástico. Comida processada, comida de conveniência e comida para viagem quase sempre vêm em embalagens plásticas brilhantes.
  • Tenha a sua garrafa. Em vez de comprar água engarrafada ou beber em copos plásticos, use uma garrafa reutilizável.
  • Recuse o plástico descartável. Use sacolas de pano e sacos de tecido em vez de plásticos. Se você precisar usar um canudo, pegue um de metal. Leve utensílios de metal com você para usar no lugar dos de plástico. Leve consigo uma caneca reutilizável para o seu cafezinho.

Mantenha-se positivo

Muitas vezes, se você se concentrar na desgraça ambiental e na escuridão – e há muitos – os olhos das pessoas tendem a se desdobrar. Eles podem se sentir aterrorizados ou paralisados ​​para fazer qualquer coisa ou ambos. “Se já estamos ferrados”, podem pensar, “então por que nos incomodar?” Não estamos sugerindo que você coloque a cabeça na areia e finja que está tudo bem. Sim, estamos em apuros. Mas concentrar-se em soluções pode trazer mais pessoas a bordo.

Mostre às pessoas o que elas podem fazer em suas vidas para reduzir o desperdício. Geralmente, as pessoas não querem ouvir as coisas deprimentes. Diga a elas o que elas recebem de benefícios ao evitarem sacolas e/ou produtos em embalagens plásticas.

Persuadir as pessoas a fazer mudanças é difícil. Você terá converterá um maior número delas se oferecer incentivo e suporte.

Qual a sua opinião sobre embalagens plásticas? Você as evita ou não?