Segundo dados divulgados pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, cerca de três quartos dos resíduos sólidos descartados naquele país são plásticos, vidros e garrafas, ou seja, materiais recicláveis. Entretanto, apenas 30% desses resíduos são reciclados.
Para que a reciclagem possa ser útil para o meio ambiente ela deve ser praticada por todos nós. Saiba que pequenas apenas ações são responsáveis por grandes impactos. Acompanhe 5 dicas simples que você pode fazer em casa.
- Saiba quais resíduos podem ser reciclados e quais não podem. Dessa maneira ficará mais fácil separar os resíduos.
- Procure por um centro de reciclagem perto da sua residência. Normalmente, as prefeituras mantêm esse tipo de cadastro. Pergunte se eles não trabalham com determinados produtos.
- Entenda como funciona a coleta seletiva na sua cidade. Dependendo da localidade, a coleta é restrita a determinados bairros ou a separação é mais ou menos específica.
- Observe se as embalagens plásticas e em vidro possuem um logotipo com uma numeração que indica o seu tipo. Verifique as regulamentações locais para saber quais são aceitos e se precisam ou não serem separados uns dos outros.
- Limpe os itens antes de recicla-los. É importante enxaguar os resíduos de comida ou bebida antes de separar os itens para o lixo. Limpar os materiais facilita a reciclagem e contribui para que não gerem cheiro desagradável no seu lixo. Outro ponto positivo é que uma reciclagem limpa não atrai insetos.
Simples, não? Não perca tempo e comece a reciclar, você verá que com o tempo isso se tornará um hábito cotidiano seu.