4 maneiras estranhas pelas quais as mudanças climáticas podem acabar com a civilização

16/11/2018

Os efeitos das mudanças climáticas estão a cada dia mais constantes. Furacões atingindo o Caribe, tsunamis causando estragos nos países asiáticos, enchentes frequentes na Europa, queimadas destruindo residências na Califórnia, longos períodos de seca em várias partes do mundo são tantas tragédias que fica até difícil numerá-las.

Prevendo o pior, um escritor da revista New York pediu para um grupo de cientistas explicassem como as mudanças climáticas podem afetar o mundo no próximo século caso os governantes não comecem a agir logo.

Retorno de antigas pragas

O gelo tem a capacidade de aprisionar vírus e bactérias. Quando derretido, esses seres são liberados, às vezes, ainda intactos. Cientistas já encontraram vírus da epidemia de influenza de 1918, que mataram 100 milhões de pessoas, congelados. Pesquisadores acreditam que a varíola e a peste bubônica também podem estar aprisionadas no gelo. Sem mencionar todos os vírus que existiam antes que os humanos estivessem ao redor e não tivessem imunidade.

Poderemos ficar menos inteligentes

Cérebros humanos precisam de oxigênio para funcionar. Entretanto, quanto maior for a quantidade de carbono no ar menor será os níveis de oxigênio. A fração de dióxido de carbono está crescendo: ultrapassou 400 partes por milhão, e estimativas de alto custo extrapolando as tendências atuais sugerem que atingirá 1.000 ppm em 2100. Nessa concentração, comparada ao ar que respiramos agora, a capacidade cognitiva humana diminui em 21%.

Aumento das guerras

Lembra da guerra na Síria? As secas causadas pelas mudanças climáticas podem ter contribuído para isso. Segundo pesquisadores, para cada metade do calor que o mundo recebe o conflito armado aumenta de 10 a 20%.

A terra cultivada fica muito tropical para se plantar

A maior parte do mundo depende de cereais como trigo, arroz e milho. Essas plantas crescem bem em lugares como o Centro-Oeste e não podem sobreviver em áreas quentes como os trópicos. Então, se as regiões temperadas de repente se tornam trópicos – o que já está acontecendo – as pessoas não poderão mais cultivar trigo.

Cientistas calculam que se o planeta estiver cinco graus mais quente no final do século podemos ter até 50% mais pessoas para alimentar e 50% menos grãos para dar a eles.

Além disso, haverá muito mais secas, o que implicará no aumento de carbono no oceano, que por sua vez deixará a água mais ácida, que resultará na morte dos peixes. Também aumentará o sulfeto de hidrogênio, um gás tóxico.

Feliz que você leu isso? Provavelmente, não. Por isso, cobre ações do governo para que estas previsões fiquem apenas na ficção.