187 países assinam acordo que regulamenta exportação de lixo plástico

23/05/2019

Em Genebra, na Suíça, 187 países assinaram um novo acordo chancelado pela Organização das Nações Unidas (ONU) que busca regulamentar a exportação de resíduos plásticos no mundo. Os Estados Unidos, no entanto, não participaram da iniciativa, embora sejam os maiores produtores de lixo plástico do mundo, segundo o Fundo Mundial para a Natureza (WWF, sigla em inglês).

A proposta apresentada pela ONU é de acrescentar o plástico misto à Convenção da Basileia sobre o Controle de Movimentos Transfronteiriços de Resíduos Perigosos e seu Depósito, tratado cujo objetivo é dificultar a exportação de resíduos perigosos para países em desenvolvimento sem a permissão dos governos locais.

De acordo com o tratado, a partir de 2020, os países exportadores de plástico precisarão do consentimento das nações importadoras quando se trata de resíduos contaminados e não recicláveis. Haverá assim maior transparência e regulação para garantir o manejo de resíduos plásticos de modo seguro para a saúde humana e para o meio ambiente.

De acordo com Rolph Payet, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, o acordo “histórico” significa que os países terão que monitorar a movimentação de seus resíduos plásticos fora de suas fronteiras.

“Isso está enviando um forte sinal político para o resto do mundo — para o setor privado, para o mercado consumidor — de que precisamos fazer alguma coisa”, observou Payet.. “Os países decidiram fazer algo que se traduzirá em ação real”, acrescentou.

Revista Galileu